- Área: 14400 m²
- Ano: 2018
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Fotografias:Nic Lehoux
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Fabricantes: Armstrong Ceilings, Alumicor, Bubbledeck, REHAU, TAKTL
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Edifício Daniels, na Universidade de Toronto, incorpora uma abordagem holística de design urbano e sustentabilidade. Incorporando o novo lar da Faculdade John H. Daniels de Arquitetura, Paisagismo e Design, seu objetivo é envolver os alunos e a comunidade em geral no diálogo sobre o ambiente construído. No centro de um dos poucos terrenos circulares de Toronto, o projeto ancora o canto sudoeste da Universidade e abre o círculo ao público depois de anos de inacessibilidade. Ele restaura o edifício histórico e esquecido à sua grandeza original, ao mesmo tempo que integra um anexo.
O eixo norte-sul caracteriza as relações simbólicas com a cidade, enquanto o eixo leste-oeste é ativado pelo tráfego de pedestres. No limite ocidental, uma arcada discreta endereça a escala residencial da vizinhança adjacente. Enquanto isso, uma praça pública a leste cria uma relação proeminente com o campus. O lugar renovado convida a atividade, com circulação para pedestres e ciclistas. O projeto usa de extensivos recursos sustentáveis, incluindo uma abordagem notável para o gerenciamento de águas pluviais no local e, ao mesmo tempo, traz de volta à vida um patrimônio histórico.
O projeto deste edifício apresentou um caso em que os problemas da pedagogia se deparam com um ambiente físico que é habitado e testado diariamente por um público de especialistas, críticos, professores, profissionais e estudantes, os próprios protagonistas do meio. É talvez uma das poucas ocasiões em que o público está se engajando com o prédio e seus autores em um nível mais elevado, tornando-se um desafio e uma responsabilidade adicional: falar com questões arquitetônicas com um maior grau de nuance. Dessa forma, o edifício foi concebido para se tornar uma ferramenta pedagógica, integrada no tecido urbano existente, com elementos sustentáveis e programas escolares em exposição tanto para os alunos como para o público.